Finalidades

A minha foto
Pedome, V.N.Famalicão, Portugal
Este blog foi criado no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto e pretende ilustrar os aspectos culturais relacionados com o tema da Alimentação.Neste sentido, pretendemos um estudo deste tema de modo a entendermos quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para a saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento humano. Esta inerente carga cultural é também uma boa oportunidade de transmitir-mos a ideia - e exercitar a prática - do respeito à diversidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentação na Pré-História

 
Teria sido o homem pré-histórico vegetariano? Não há provas. Estudos indicam que o homem cro-magnon e o homo sapiens, dos quais o homem teria evoluído, se alimentavam da carne de caça que abatiam diariamente e assavam. O homem de Neanderthal, segundo análise de fósseis, parece ter sido canibal. Acredita-se que a primeira “sobremesa” foi o mel de abelhas, que já existia no período Cretáceo (há 135 milhões de anos), quando as flores nasceram, milhares de séculos antes do homem.
No período Paleolítico o homem ainda não conhecia a agricultura e a domesticação de animais. A escassez de alimentos e a hostilidade do meio ambiente obrigavam os grupos humanos a viver como nómadas e assim, os homens primitivos foram ocupando as diversas regiões do planeta. Enquanto andavam de um lado para o outro, foram percebendo que as sementes que caíam sobre a terra multiplicavam as colheitas e tornaram-se agricultores trocando a vida nómada pela vida em pequenas aldeias.
E assim, a abundância de cereais em algumas regiões, especialmente de aveia, trigo e cevada permitiu o início do processo de desenvolvimento agrícola pelos povos.


                                                                           Publicado por: Marisa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-nos a tua opinião sobre o nosso blog...