Finalidades

A minha foto
Pedome, V.N.Famalicão, Portugal
Este blog foi criado no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto e pretende ilustrar os aspectos culturais relacionados com o tema da Alimentação.Neste sentido, pretendemos um estudo deste tema de modo a entendermos quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para a saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento humano. Esta inerente carga cultural é também uma boa oportunidade de transmitir-mos a ideia - e exercitar a prática - do respeito à diversidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentação no Antigo Egipto


 No Antigo Egipto, as elites tinham uma comida farta e variada. Os sarcófagos, a partir do quarto milénio a. C., mostram os alimentos consumidos pelos faraós: massas, carnes, peixes, lacticínios, frutas, legumes, cereais, condimentos, especiarias, mel e bebidas. Mais difícil é saber como se alimentava o homem comum, nesse mesmo período. As fontes escritas do Egipto antigo apontam para a prática da agricultura, criação de animais, caça e pesca como modalidades de produção alimentar.
Para os egípcios, a saúde e a longevidade dependiam dos prazeres da mesa. Eram grandes conhecedores das propriedades das ervas medicinais, e já relacionavam a alimentação com a cura de doenças. Cereais como trigo, milho, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados pelos povos. Os faraós usavam o trigo como forma de pagamento e já fabricavam o pão.


Publicado por: André

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-nos a tua opinião sobre o nosso blog...